HOMESINDILOJASASSOCIADOSNOTÍCIASLINKSFALE CONOSCO
Ponte do Fandango

Sindilojas / História

O Sindicato do Comércio Varejista de Cachoeira do Sul - SINDILOJAS - tem sua origem remontada ao ano de 1949. No dia 10 de fevereiro daquele ano foi fundada a Associação Profissional do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Cachoeira do Sul, com 56 sócios fundadores, durante reunião dos idealizadores no Grêmio Náutico Tamandaré. A reunião tinha a finalidade de compor uma diretoria provisória para a entidade com o objetivo de definir as bases para a efetiva criação do sindicato. Para efeitos legais, o SINDILOJAS existe desde 8 de maio de 1949, data quando foi autorizado o funcionamento de fato, com sua estrutura reconhecida pelos órgãos jurídicos. Em 19 de dezembro de 1951 foi reconhecido pelo Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, através da Carta Sindical.

 

 

 

1ª logomarca
do Sindicato

 

 

 

 2ª logomarca

do Sindicato

 

 

 3ª logomarca
do Sindicato

      4° Logomarca do Sindicato

 

 

A primeira sede localizou-se na rua Sete de Setembro, nas proximidades da União de Moços Católicos sob a presidência do Sr. Miguel Selin João
           Em 1952, assume a presidência, o Sr. Alexandre Vidal. Durante sua gestão a sede foi transferida para as dependências do Clube Comercial.
           Em 1954 é eleito para a presidência o Sr. Antônio Girolano Fogliatto, que em 08 de dezembro presidiu uma Assembléia Extraordinária reacionária à intenção do Executivo Municipal de aumentar os impostos para o ano de 1955, penalizando a população com um conseqüente aumento de preços, atitude esta que geraria uma bi-tributação, e que era, portanto, inconstitucional. A Assembléia decidiu por uma manifestação de protesto, decretando o fechamento das portas de todo o comércio cachoeirense durante a manhã do dia 14 de dezembro de 1954. Este fato mostrou que desde o início o Sindicato, além do compromisso com os associados, não perde de vista o seu compromisso com Comércio Varejista local e regional.
          Em 1956, é eleito presidente o Sr. Cyrino Reis da Silva Nuñes. Foi um dos articuladores na criação da Associação Profissional do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Cachoeira do Sul. Diretor do Escritório Geral de Comércio, Indústria e Agricultura. Juntamente com Celestino Cantarelli Vice-presidente, foram à Brasília em 1963 falar com João Goulart, presidente na época, pleitear a instalação da Junta de Conciliação e Julgamento em Cachoeira do Sul. 
           Em 1969, assume a presidência o Sr. Antônio de Santis Fontoura, que efetuou uma reestruturação no sindicato, comprando a 1ª sede própria no Edifício Brasília, e quase no fim da sua gestão adquirindo o prédio e iniciando a reforma da atual sede do sindicato a rua Saldanha Marinho.
          Em 1987, é eleito presidente o Sr. Antônio Bartz, este conclui as reformas e transferiu a sede do Sindicato para seu prédio próprio, à rua Saldanha Marinho 1156.
           Em 1993, o Sr. Hélio José Boeck assume a presidência. Deu início a informatização do Sindicato e foi adquirido o desfibrilador, que foi cedido ao Hospital de Caridade e Beneficência em comodato.
           Em 1996, assume o presidente, Sr. Antônio Trevisan, tendo a seguinte Diretoria:

Vice-presidente: Antônio Bartz
Diretores administrativos: Ivan Trojan e Henrique Tischler
Diretores financeiros: Luizer Ceccon e Ilmo Ivo Pfüller
Diretora de relações do trabalho: Sheila Boustany
Diretores:   Artur Júlio Radünz, Leandro Braga Feldmann

Conselho Fiscal
Hélio José Boeck
Armando Ivo Donicht
Hilton De Franceschi
Erni Scarparo Sório
Eládio Dios Vieira da Cunha
Mirtis Preuss

           Em 2004, assume o atual presidente, Hélio José Boeck, tendo a seguinte Diretoria:
Presidente: Hélio José Böeck
Vice-Presidente: Antonio Trevisan
Diretor Administrativo: Marivan Trojan
Diretor Administrativo: Felipe Trevisan João
Diretor Financeiro: Luizer Ceccon
Diretor Financeiro: Leodegar Lauri Katzer
Diretor de Relações de Trabalho: Sandro Böeck
Diretores Suplentes: Artur Júlio Radünz, Jaucílio Lopes Domingues e João Pedro da Silva Luiz
Conselho Fiscal: Ilmo Ivo Pfüller, Mirtis Preuss e José Humberto Tischler
Conselho Fiscal Suplente: Ivan Erlon de Loreto Trojan, Hilton De Franceschi e Eládio Dios Vieira da Cunha
Diretores: Antonio Bartz, Marcelo Trevisan e Ronaldo R. Milbradt Trojahn
Diretores de Projetos Sociais: Marly Elisa Caspary e Henrique Müller Tischler
Diretor de Qualidade: Ricardo Noal Vieira da Cunha
Diretor de Eventos: José Eduardo Silva
Também foram escolhidos para Diretores - líderes, conforme determinações da FECOMÉRCIO Antonio Trevisan e Hélio José Böeck (titulares), Sandro Böeck e Luizer Ceccon (suplentes).

 

        50 ANOS SINDILOJAS

O Jubileu de Ouro do Sindicato, comemorado no dia 8 maio de 1999, foi marcado por comemorações que ficaram na história da entidade. O dia começou com a reunião mensal do CECO - Centro de Executivos do Comércio, que recebeu os executivos de todo o Estado do Rio Grande do Sul.
Após a reunião a Diretoria recebeu os convidados na Associação dos Contabilistas quando prestou homenagens aos ex-presidentes, inaugurando a galeria de fotos que hoje encontra-se na sala de reuniões da entidade.
A festa teve seu ponto culminante à noite, quando os convidados foram recepcionados na Sociedade Rio Branco para compartilharem de um excelente jantar-baile, regado a muito arroz e música ao vivo do Grupo Fama Festa Show que agradou ao gosto de todos.
O tempo foi passando e cada vez mais os empresários foram tomando consciência da importância da Associação, e da força que a união em torno de objetivos comuns proporcionava à classe...
Hoje, o SINDILOJAS de Cachoeira do Sul abrange uma área territorial de 17 municípios  que é composta por: Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Agudo, Cerro Branco, Novo Cabrais, São João do Polêsine, Paraíso do Sul, Passo do Sobrado, Restinga Seca, Rio Pardo, Santana da Boa Vista, Amaral Ferrador, Candelária, Dom Feliciano, Encruzilhada do Sul e Pantano Grande e alguns municípios possuem Delegados Sindicais e outros os contatos são feitos através das Associações Comerciais.
Em toda esta área, existem 5.230 empresas cadastradas pelo SINDILOJAS do ramo de comércio varejista, as quais recebem o apoio na realização das convenções coletivas e do acordo trabalhista.

 

 

Missão: Representar o comércio de bens e serviços e promover a excelência do setor terciário, com ações integradas, impulsionando a política de desenvolvimento socioeconômico de forma sustentável. 

 

Visão: Ser referencia de excelência do Comércio Varejista do Vale do Rio Jacuí, com representatividade e reconhecida influência no desenvolvimento regional. 

 

Valores: 

1. Idealismo

2. Integração

3. Inovação

4. Profissionalismo

5. Liberdade

6. Ética

 

 

 

 

 



Sindicato do Comércio Varejista de Cachoeira do Sul
Rua Saldanha Marinho, 1156     Telefone: (51) 3722-2767
E-mail: sindilojas@sindilojas.com.br   S-Info webmail