Ponte do Fandango

Base Sindical

São João do Polesine

SÃO JOÃO DO POLÊSINE
São João do Polêsine é um pequeno município com belas paisagens de montanhas e vales, com uma população de maioria italiana, bastante religiosa. Sua economia é baseada na agricultura, onde o forte da produção é o arroz ( no 2º domingo de maio ocorre a Festa do Arroz ) ocasião onde São João do Polêsine recebe muita gente de cidades vizinhas; ainda produz milho, feijão, pecuária de subsistência e indústria de beneficiamento.
A influência italiana em São João do Polêsine está gravada no nome do município, que conjuga o santo padroeiro, São João Batista, com Polêsine, cidade do Norte da Itália, nas planícies do Rio do Pó. Com uma área de 84 quilômetros quadrados, situada na parte central do Vale do Jacuí, integra a Quarta Colônia de Imigração Italiana no RS.
Passeando pela tranqüila São João do Polêsine, percebe-se a preocupação dos governos e população em cultivar seu legado histórico sem se descuidar do novo e moderno. São João do Polêsine já completou 100 anos de sua criação, embora sua emancipação só tenha acontecido em 1992, com o empenho de sua população que acreditou no potencial e na capacidade que esta terra tem de crescer.
Distrito de São João do Polêsine, a pequena Vale Vêneto situada a 12 Km da sede, tem a essência da cultura italiana. É conhecida pelo seu Festival de Inverno de Música Erudita, onde reúne-se, no mês de julho, muita gente num intercâmbio do Erudito com o popular, e tem sua atenção dividida com a mesa farta, dança, teatro e jogos de inspiração italiana.
Com uma área de 84,71 m² e uma população de 2.742 habitantes, São João do Polêsine tem muitos pontos turísticos para serem visitados, como:
    • Monumento à Nossa Senhora da Salete;
    • Gruta de Nossa Senhora de Lourdes;
    • Balneário Dom Vitório;
    • Via Sacra;
    • Museu do Imigrante;
    • Igreja Matriz São João Batista;
    • Igreja Matriz Corpus Christi;
    • Capela, grutas, capitéis;
    • Reserva de Pedras Brancas;
    • Mata nativa e ainda possui uma gastronomia muito rica: comida italiana, produtos coloniais, sem falar das melhores cucas da região.

No Município estão instaladas 35 indústrias e 69 estabelecimentos comerciais.
Índice de qualidade de vida
Rede de água (metros):
Rede de esgosto (metros):
Coeficiente de mortalidade infantil:          0,00%
PIB per capita (US$):                                 2.799,75