Base Sindical

Candelária

A população de pouco mais de 28 mil habitantes de Candelária está concentrada na zona rural. Mais de 65% dos moradores dividem-se entre a região colonial, onde predomina o minifúndio. As grandes propriedades de campo, que produzem arroz e soja, são responsáveis pela movimentação da economia. Incluído na lista dos municípios mais pobres do Estado, Candelária participa do Programa Comunidade Solidária, um projeto do governo federal que destina verbas aos municípios carentes nas áreas de saúde, serviços urbanos, desenvolvimento rural geração de empregos e assistência social.
Pouco explorado, o turismo reserva boas surpresas aos que visitam o município. O Cerro Botucaraí é uma das atrações. Distante 15 quilômetros da cidade, é também conhecido como Cerro do Monge. Local misterioso, onde por volta de 1846, viveu o monge italiano João Maria Dagostini que, segundo a lenda, tinha poderes sobrenaturais. A ponte do Império, obra-prima da engenharia da época, construída pelo arquiteto alemão Roberto Puhlmann em 1879, sobre o Arroio Passa-Sete, também merece ser visitada. A ponte foi declarada patrimônio histórico em 1986.
Área               934,93m²
População     19.685 hab.
Índice de qualidade de vida
Rede de água (metros):                             41.306