Sistema FECOMÉRCIO

Base Sindical

Agudo

AGUDO

Agudo apareceu pela primeira vez, num mapa da província, em 1800. O Governo Provincial criou na região a Colônia Santo Ângelo, nome dado em homenagem a Ângelo Muniz Ferras, então presidente da província. Em 1º de outubro de 1857, chegam os primeiros imigrantes alemães em Cerro Chato, na margem esquerda do Rio Jacuí e o primeiro diretor foi Florian Von Zurowski, logo substituído pelo Barão Von Kadhlden, primeira personalidade importante na história da Colônia de Santo Ângelo, atuando como administrador político.
Em 1865 a Colônia Santo Ângelo, tornou-se 1º distrito de Cachoeira do Sul. Ainda no mesmo ano a Câmara Municipal de Cachoeira do Sul dividiu a Colônia de Santo Ângelo, em seis grandes complexos para arrecadação de impostos. Em 1938, Agudo é elevado à categoria de vila. Em 1957 inicia o movimento de emancipação e, em 1959, torna-se o município de Agudo, com área de 553 quilômetros quadrados.

O nome Agudo surgiu de um morro de forma ponteaguda, a oeste da cidade, com 429 m de altura. Hoje sua base econômica está no comércio, indústria e agropecuária.
O território que compreende o atual município de Agudo apresenta vestígios históricos de mil anos. Foram encontrados vestígios arqueológicos das tradições Humaitá, Vieira e Tupi-Guarani, índios aldeados do século XVII e XVIII pelos espanhóis. Em Agudo teria sido a missão Santana (1632) destruída por Antônio Raposo Tavares.
Agudo possui um forte segmento comercial, com mais de 250 estabelecimentos. Destacam-se aproximadamente 65 indústrias registradas de beneficiamento de cereais e de madeiras, além de confecções, alimentos, artefatos de cimento, metalúrgicas e olarias.

A economia de Agudo se consolida com a agricultura, se fizermos levantamento no Setor de Arrecadação da Secretaria da Fazenda. Conforme dados, 71,8% do valor arrecadado de ICMS é oriundo da Agropecuária. A Indústria participa com 11,83% e o comércio com 8,72 pontos; 7,65% do valor arrecadado com ICMS vem de prestações de serviços.
Tido como um município orizícola, Agudo também desponta como fumageiro, tendo em vista que 3.400 ha de terras recebem mudas de fumo na região alta (Serra). Incentivado pela EMATER, como fonte de renda alternativa, a produção do moranguinho também ocupa o seu espaço. A área plantada chega a 11 ha, de onde saem estimadamente 12.000 Km. O milho e o feijão colhidos a 1200 a 2400 Kg, respectivamente.
Agudo dista 65 Km de Cachoeira do Sul, e tem uma população aproximada à 16300 habitantes.

Turismo
Tida como uma das políticas da atual administração, o turismo irá receber especial atenção por parte do Governo, sendo necessário desenvolver infra-estruturas para o seu funcionamento de fato.
Entre os pontos turísticos atuais destacam-se:
A Cascata Raddatz, com 32m, em Linha Nova;
A travessia do Rio Jacuí por barca a cabo, no Passo Saint Clair, em Nova Boêmia;
A Gruta do Índio, na Linha dos Pomeranos (Fonte de Pesquisa Arqueológica);
O Mirante Morro da Figueira, cuja altitude é de 531m, no Cerro da Figueira; e
A Rampa de Asa Delta, também no Morro da Figueira.
Principais Eventos:
    • Semana do Município - Rodeio Crioulo, fevereiro.
    • Ein Volksfest in Agudo, julho.
    • Semana Farroupilha, setembro.
    • Semana do Educando/Educador, outubro.
    • Jogos Rurais, novembro.
    • Natal luz, dezembro.
Índice de qualidade de vida
Rede de água (metros):                            20.831
Rede de esgosto (metros):                        0