Base Sindical

Paraíso do Sul

PARAÍSO DO SUL
Paraíso do Sul, jovem cidade que a natureza, pródiga, abençoou com recantos de singular beleza e que trilha, a passos largos a caminho do progresso. A Lei nº 8.622, de maio de 1988, criou o município de Paraíso do Sul, formado pelos distritos de Rincão da Porta, Paraíso do Sul e parte de Três Vendas, pertencentes a Cachoeira do Sul. É cortado, no sentido leste-oeste, pela RST-287, e tem sede no antigo distrito de Rincão da Porta.
A colonização da região iniciou por volta do ano 1857, quando chegaram os alemães, vindos da Pomerânia Oriental. Sabe-se, por imigrantes e descendentes, que antes da colonização alemã, já havia moradores de origem lusa, negra e indígena, e depois vieram os italianos, que se estabeleceram na serra e região campestre.

Conforme o historiador William Werlang, o topógrafo alemão Barão Von Kahlden, responsável pela medição dos terrenos devolutos, fixou residência na região, numa casa situada no alto de um platô, morro do limão, de onde tinha uma visão de todo o planalto. Da bela paisagem que vislumbrava, exclamou a frase: "Das ist wirclich ein paradise!" (isto realmente é o paraíso!). Desta forma surgiu o nome da vila, que mais tarde se tornaria a cidade de Paraíso do Sul, emancipando-se em 12 de maio de 1988.
O município ainda carece de infra estrutura. O abastecimento de água já está sendo estendido à Vila Paraíso, com 3 mil habitantes, e dispõe também de um dos dois postos de saúde colocados à disposição dos moradores.

Paraíso do Sul tem como base de sua economia, a agricultura, mas realiza, com denoto, atividades de diversificação que vão trazendo à população novas condições de vida. Tem como base também a medicina alternativa, os postos utilizam medicamentos de ervas medicinais e produtos naturais, produzidos por donas de casa com apoio da Associação de Agricultura Alternativa.
O turismo também busca seu espaço. Incrustrado na Serra Geral, o município oferece vales, montanhas e cascatas de rara beleza ao turismo, até agora inexplorados comercialmente. Em Paraíso do Sul, há uma valorização da história e da cultura local, visando ao enriquecimento pessoal e coletivo da população paraisense, através de atividades múltiplas.
Área                          342,36m²
Limites                     Agudo, Cerro Branco, Novo Cabrais, Restinga Seca e Cachoeira do Sul.

Localização            Região Central
População               7.197 hab.
Eleitores                  5.125 hab.
Industrias:                  07
Comércios (prestadores de serviços e autônomos): 299

Índice de qualidade de vida
Rede de água (metros):                              6.713
Coeficiente de mortalidade infantil:          31,75%
PIB per capita (US$):                                   3.048,22
Dados de 1996

Malha Rodovias e Ferrovias
Rodovias de acesso ao município: RS 101 - 15km e RST 287 - 17km de extensão.
Malha Rodoviária municipal: 290 km

Eventos Culturais e Esportivos:
    • Semana do Município (shows artísticos, teatrais e musicais); palestras; exposições diversas; (feira do livro e artesanato).
    • Festa Junina.
    • Comemoração do Dia do Colono e do Motorista.
    • Dia do Vizinho.
    • Semanas da Pátria e Farroupilha.
    • Noite dos Destaques.