Sindilojas / Eventos Históricos

1º jantar do Dia do Comerciante

A sessão oficial de posse da prova diretoria do sindicato, em julho de 1956, serviu de palco para a primeira edição do jantar comemorativo ao Dia do Comerciante.
O evento aconteceu na sede social do Grêmio Náutico Tamandaré (GNT), presidida pelo prefeito municipal Arnoldo Paulo Fürstenau.

2º jantar do Dia do Comerciante

O Bar América, na Rua 7 de Setembro, sediou a segunda edição do jantar de confraternização. O banquete aconteceu no dia 16 de julho de 1957. Para marcar ainda mais a data festiva, o sindicato promoveu também um churrasco na sede da União dos Moços Católicos, dois dias antes da data magna.

3º jantar do Dia do Comerciante

Integrando-se a todas as entidades sociais de Cachoeira do Sul, o Sindicato escolheu a Sociedade Rio Branco (SRB) para o jantar de 16 de julho de 1959, consolidando o sucesso da promoção.

4º jantar do Dia do Comerciante

Na noite de 18 de julho de 1967, homenageados, associados e convidados especiais se reuniram para a quarta edição do jantar do Dia do Comerciante, na Sede social do Grêmio Náutico Tamandaré (GNT). A promoção contou com a presença especial de Darci Abrahão Esber, descendente de Mascate, que expôs detalhes do pioneirismo da profissão.

5º jantar do Dia do Comerciante

Após 35 anos o Sindilojas de Cachoeira do Sul retoma a tradição dos jantares em homenagem à data. Em 16 de julho de 2002 a nova sede do sindicato recebeu convidados, que assistiram ainda a premiação dos associados com mais de 50 anos de atividade.

6º jantar do Dia do Comerciante

No ano de 2003, os convidados aplaudiram pela primeira vez os homenageados com o Troféu Mercador Princesa do Jacuí, criado para reconhecer lideranças, empresas e entidades que trabalharam pelo desenvolvimento social, cultural e econômico de Cachoeira do Sul e região. Os homenageados foram: MARLY MAISON - Cachoeira do Sul; SCREW IND. METAL MECÂNICA - Cachoeira do Sul; GRÊMIO ESPORTIVO SÃO JOSÉ - Cachoeira do Sul; JORNAL DO POVO - Cachoeira do Sul.

7º jantar do Dia do Comerciante

No ano de 2004 a entidade ampliou as homenagens para os municípios de sua base territorial. Também foi instituído o Troféu Personalidades SINDILOJAS, premiação para pessoas de expressivo destaque na área de atuação da entidade. Troféu Mercador Princesa do Jacuí: ULBRA - Cachoeira do Sul; FENARROZ - Cachoeira do Sul;  DIVINUT - Cachoeira do Sul; SUPERMERCADOS TISCHLER - Cachoeira do Sul; PERFIL PRESENTES -  Agudo; LOJAS MODELLE - Rio Pardo; LOJAS XAVIER - Encruzilhada do Sul; CERÂMICA CANDELÁRIA – Candelária; Troféu Personalidades SINDILOJAS.

8º jantar Dia do Comerciante

Em 2005 a comissão de eventos reuniu os convidados na sede do SINDILOJAS. Na oportunidade, foram agraciados os presidentes das Associações Comerciais e das Câmaras de Dirigentes Lojistas dos municípios abrangidos pela entidade. Os destacados prestaram trabalho voluntário para o engrandecimento de suas cidades. A cerimônia, mais uma vez, prestou homenagem às empresas associadas indicadas pelas ACIs e CDLs da região. Troféu Mercador Princesa do Jacuí: LOJA OLÍMPICA - Cachoeira do Sul; 3° PLANETCYCLE - Cachoeira do Sul; MADEIREIRA CAREGNATO - Encruzilhada do Sul; ESCRITÓRIO DIONÍSIO - Rio Pardo; MARTA PRESENTES - Restinga Seca; WIPASA VEÍCULOS – Agudo; SUPERMERCADOS WOLLMANN – Candelária; INSTITUTO DE OFTMOLOGIA DE FAXINAL DO SOTURNO - Faxinal do Soturno. Troféu Personalidades SINDILOJAS: ADEMAR XAVIER, Presidente da ACI de Encruzilhada do Sul; CLAIRTON KLEINERT, Presidente da ACI de Candelária; CLÁUDIO JOSE DE CASTRO BARROS, Presidente da CDL de Rio Pardo; CLERÍ JOSÉ TOMPSEN, Presidente da ACI de Pantano Grande; DAGOBERTO MENEZES, Presidente da ACI de Rio Pardo; FLÁVIO GLASENAPP, Presidente da ACI de Cerro Branco; GILSON RODHE, Presidente da ACI de Restinga Seca; JOSÉ IRINEU GAPINSKI, Presidente da CDL de Encruzilhada do Sul; PAULO DE JESUS MACHADO, Presidente da ACI de Restinga Seca; RICARDO SCHAURICH, Presidente da CDL de Cachoeira do Sul; ROBERTO CERVO, Presidente da ACI de Encruzilhada do Sul; JOSÉ RONALDO VILLANOVA TONET, Presidente da CACISC de Cachoeira do Sul.

9º jantar Dia do Comerciante

Com grande afluência de associados e reunindo as maiores lideranças empresariais da região central do Estado, o 9° Jantar Comemorativo ao Dia do Comerciante foi realizado no dia 14 de julho de 2006, e manteve a tradição da confraternização. Troféu Mercador Princesa do Jacuí: EXPRESSO SB - Encruzilhada do Sul; CANDE HOTEL – Candelária; SICREDI CERRO BRANCO - Cerro Branco; LAURÍ CALÇADOS E JÓIAS - Cachoeira do Sul; PONTO DOCE - Encruzilhada do Sul; TRANSTUR RIO GRANDE - Pantano Grande; BIG PÃO - Rio Pardo; SHUCK COM. E REPRES. - Rio Pardo; JAPEL - Faxinal do Soturno; CELETRO - Cachoeira do Sul; UNIMED CENTRO RS - Cachoeira do Sul; CELLSYSTEM LTDA - Restinga Seca; BARATILHÃO ECONÔMICO – Agudo; LÍDER TRATORES - Cachoeira do Sul. Troféu Personalidades SINDILOJAS: EVERTON DALLA VECCHIA, Diretor Regional do SESC Rio Grande do Sul; DERLY CUNHA FIALHO, Diretor-Superintendente do SEBRAE do Rio Grande do Sul.

10º jantar Dia do Comerciante

O 10º Jantar Comemorativo ao Dia do Comerciante realizou-se no dia 13 de julho de 2007, já consolidado como tradicional evento no meio empresarial da região, com homenageados indicados por seus municípios. Troféu Mercador Princesa do Jacuí: FRIEDRICH DISTRIBUIDORA – Agudo; SORVETES GUT – Candelária; CIA DA MODA - Cerro Branco; VOGG VETERINÁRIA - Encruzilhada do Sul; KIBARATO SUPERMERCADOS - Encruzilhada do Sul; PRINT POINT INF. E TELEFONIA - Faxinal do Soturno; MISCELÂNIA MALHAS E CONFECÇÕES. - Pantano Grande; JOALHERIA E ÓPTICA RODHE - Restinga Seca; RAMUS UNISUPER - Rio Pardo; TELHASUL MATERIAS DE CONSTRUÇÃO - Rio Pardo; LUMITINTAS - Cachoeira do Sul; M. R. SEVERO - Cachoeira do Sul; RBS DOS VALES - Santa Cruz do Sul. Troféu Personalidades SINDILOJAS: ELADIO DIOS VIEIRA DA CUNHA, Presidente da ADI Nacional - Associação Brasileira de Diários do Interior; JÚLIO KAMPF, Presidente do Sindicato Nacional de Empresas de Aviação Agrícola – SINDAG; VALTER JOSÉ POTTER, Vice-presidente da Associação de Agricultores do Dom Pedrito; OSNI SCHROEDER, Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia em Brasília – DF; JOSÉ VILLANOVA TONET, Presidente do Sindicato de Empresas Distribuidoras, Comercializadoras e Revendedoras de Gases em Geral no Estado do Rio Grande do Sul; GILMAR FREITAG, Presidente da FEDERARROZ e UCR; JOÃO AUGUSTO COSTA E SILVA, Diretor e membro do Conselho de Representantes da FARSUL; HÉLIO JOSÉ BOECK, Vice-presidente Regional da FECOMÉRCIO-RS; JOSÉ HUMBERTO TISCHLER, Vice-presidente AGAS;  ANDRÉ FERNANDO MÜLLER, Inspetor Chefe do CREA-RS, Vice-presidente do SAERGS, Presidente do NEA e membro efetivo do CONFEA.

11º jantar Dia do Comerciante

O 11º Jantar Comemorativo ao Dia do Comerciante realizou-se no dia 18 de julho de 2008 com pleno sucesso e os homenageados da região de abrangência do Sindicato. Troféu Mercador Princesa do Jacuí: BOLZAN MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO LTDA., Restinga Seca; CHOCOLATES MINGO LTDA., Rio Pardo; COMERCIAL DE COMBUSTÍVEIS DAPA LTDA., Rio Pardo; CONSTRUCATTO MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO LTDA., Pântano Grande; COOPERATIVA DE MÉDICOS - UNIMED CENTRO – RS; Cachoeira do Sul; COOPERATIVA MISTA DE COLETA E RECICLAGEM DE MATERIAIS REAPROVEITÁVEIS, EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE ENCRUZILHADA DO SUL – COOMCREAL, Encruzilhada do Sul; FARMÁCIA BRASIL, Encruzilhada do Sul; GRÁFICA JACUÍ LTDA., Cachoeira do Sul; GRANOL INDÚSTRIA, COMÉRCIO E EXPORTAÇÃO, Cachoeira do Sul; JE MÍDIA MARKETING LTDA., Cachoeira do Sul; L.F.B. & CIA. LTDA., Agudo; LEILANE MARLISE PFEIFER ALTERMANN – PADARIA BOM GOSTO, Cerro Branco; MADEIREIRA NOVO CABRAIS, Novo Cabrais; MARTA HELENA FONTOURA DA SILVA - LOJA BAMBINOS, Cachoeira do Sul; RADIO JAURU LTDA., Faxinal do Soturno; RADUNZ & CIA. LTDA., Candelária; WOHLMANN E DUMKE LTDA. - MERCADO POPULAR, Paraíso do Sul; Troféu Personalidades SINDILOJAS: Alfredo Albino Treichel, Elemar Edgar Schiefelbein, Érico Razzera, Fernando Bertuol, Franco Stringare Pudler, Jorge Luiz Costa Mello,Mara Zuraski, Marilde Lisete de Moraes Oliveira, Pedro Ricardo Hipp  Germano e Waldemar Moreira Carpes.